O PERCURSO

A ORIGEM

É no mar do norte da Europa, nomeadamente da Islândia e Noruega, que o mais nobre dos peixes tem a sua origem, onde as águas são mais frias e a temperatura permite que o bacalhau preserve as suas cararcterísticas tão próprias. Apreciado mundialmente, este peixe, também conhecido como fiel, chega à nossa mesa depois de vários processos iniciados nos barcos de pesca.

A CAPTURA

Sendo um peixe completamente selvagem a viver e desenvolver-se no seu habitat natural, o bacalhau legítimo, gadus morhua, demora alguns anos a crescer, cerca de 10/12 anos. Pescado maioritariamente por arrasto, é entre os meses de janeiro e maio, no mar do norte, que é feita a sua captura, altura que coincide com a sua reprodução.

A CURA

O processo de cura segue o método tradicional português: a desidratação do peixe ocorre depois de uma salga inicial e depois a secagem, com períodos de descanso que garantem o reequilíbrio por fenómeno de osmose.

CERTIFICAÇÕES

PESCA SUSTENTÁVEL

Reconhecendo a importância da preservação das espécies marinhas, nomeadamente do bacalhau e consequentemente do seu consumo consciente, a CAXAMAR tem vindo a fazer esforços para que toda a sua atividade tenha o menor impacto possível no ambiente. A atribuição da certificação MSC pela organização não governamental com o mesmo nome à gama de produtos da CAXAMAR, surge no âmbito da política de responsabilidade social e ambiental da empresa. Estamos empenhados em contribuir desta forma para o aumento da eficiência na utilização de recursos naturais e para a redução do impacto ambiental do nosso negócio.

Upload Image...